carregando...
0 6

Melhorar engajamento online através do design

Melhorar engajamento online através do design

O design vale muito no mundo atual. Com imagens valendo mais que mil palavras, nem sempre você tem a oportunidade de esperar por um aprofundamento de conteúdo pois seu cérebro absorve rapidamente todas as imagens, cores e formas mesmo antes de você analisar um negócio, um produto ou até uma pessoa.

Na Internet, os websites são trabalhados durante muito tempo para atingir a total satisfação dos internautas e suas pesquisas. O conteúdo chega a milhares de palavras por página mas não é só as palavras que contam. Mesmo antes de você ler seja o que for, elementos mais sutis como cores, formas e fontes, acionam mecanismos em seu cérebro fazendo você imediatamente tomar decisões e gostar ou não do que vê, influenciando fortemente todo o resto do percurso que você efetuar por essa página. Tal é tão importante que existem vários gurus do mundo digital mostrando como ganhar engajamento online como por exemplo as dicas do influenciador Neil Patel para melhorar o engajamento no site.

É vital entender a importância do design para engajamento online. Existem uma mão cheia de aspectos que vão tornar esse mesmo engajamento muito mais forte e tudo graças ao design. Nem é assim tão difícil de entender o porquê. As cores e as fontes apelam às nossas emoções. Por exemplo, o verde é conhecido por inspirar confiança, portanto se um website vende um serviço ou produto com um padrão de cor verde em sua página, existem boas chances da larga maioria dos visitantes sentir confiança e fiabilidade, aumentando significativamente as possibilidades de venda.

Mais ainda, os estudos recentes revelam que os compradores duma determinada marca reconhecem a mesma através do seu padrão de cor mesmo antes de ler o anúncio.

Mas não é só colocar verde em todo o website. Você tem de adequar a cor ao gênero de produto que vende. Mais ainda, é preciso existir uma certa assimetria. Essa assimetria chama a atenção do usuário; organização no conteúdo e esquema de cores cria conforto adicional para o usuário, fazendo este permanecer mais tempo.

Outro dos elementos onde o design desempenha um papel fulcral é na apresentação e boa disposição de imagens visualmente bonitas. Estas causam uma boa impressão, conforto e engajamento nos usuários.

Outros dos aspectos a reter sobre importância do design para engajamento online são os conceitos de User Interface Design (UI Design = design de interface do usuário) e UX design (experiência do usuário). Tem muito website já trabalhando em otimizar esses dois conceitos a fim de melhorar o engajamento. Por exemplo, a revista digital Vegasmaster com o objetivo de fornecer informações e resenhas confiáveis sobre jogos de cassino percebeu a necessidade de lançar um novo portal focado em trabalhar melhor a linha UX (user experience) a fim de obter melhor interação com o usuário.

VEGASMASTER ANTIGO PORTAL

VEGASMASTER NOVO PORTAL

Webmasters um pouco por todo o mundo reconhecem o contributo desses conceitos. Embora ambos se complementem, é importante que você entenda UI Design x UX Design. O design UX abraça a experiência do usuário e seus sentimentos enquanto o UI design executa o caminho para o usuário conseguir essa experiência. Estes dois conceitos se revelam como indispensáveis para um sólido e atrativo design.

Um dos exemplos disto mesmo é o processo de facilitar a escolha do usuário quando este procura um produto. O processo de facilitar a escolha através de menos produtos (sim, leu bem) vai aumentar significativamente as chances de vendas.  Ao sobrecarregar um usuário com um monte de opção e escolha, as probabilidades de ele sair confuso e sem comprar nada são grandes. Diminuindo essa oferta e facilitando sua escolha, está a fazer um favor a você mesmo e tal se consegue através dum design otimizado e bem estruturado.

Outro dos elementos importantes e que podem realmente provocar engajamento é a criação de botões dentro do design que façam o usuário ter vontade de clicar e interagir. Provocar uma reação no visitante é sempre uma boa ideia.

É fácil entender que as potencialidades da otimização do design para o engajamento online são enormes. É justo afirmar que esta é mesmo um dos pilares de sucesso do seu website e negócio online.

Dalmir
Dalmir Junior é diretor do Mídia Buzz, formado em SEO, Analista de Mídias do Grupo Cruz de Malta e atua nas áreas de Design Gráfico e Web Design.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *