carregando...
0 7

Estúdio Logika usa o design com foco nas pessoas como ferramenta para promover a arte em empresas e entidades de todos os segmentos

Estúdio Logika usa o design com foco nas pessoas como ferramenta para promover a arte em empresas e entidades de todos os segmentos

Com sede em Bom Jesus dos Perdões (SP), a Logika utiliza a arte em diferentes esferas e envolve as pessoas no processo de desenvolvimento e execução do trabalho

Desde que foi fundada, há um ano, a Logika, estúdio de design, desenvolveu uma forma de trabalho que funciona como laboratório de criação externa e envolve muito mais do que a execução de uma arte dentro de um estúdio.  Dessa forma, criou uma identidade na qual todos os agentes, desde os contratantes até os funcionários e pessoas atendidas no local participam da execução do trabalho. “O processo de criação da identidade da marca é feito com o objetivo de reforçar os negócios de cada empresa. Nós criamos, planejamos e produzidos para as mais diversas marcas com muita arte”, diz um dos proprietários da Logika, Alexandre Beraldo.

Tendo como parâmetro que a arte é uma experiência e não o produto, os proprietários da Logika, Alexandre Beraldo e Felipe Ale, artistas e designers com estilos artísticos  diferentes e complementares, desenvolvem uma ideia do trabalho. Porém, cada etapa do processo, dividido em três esferas, ganha uma especificação: oficina com a participação de todos os envolvidos, branding e execução do trabalho. Em todas as etapas, Ale e Beraldo dão suporte com ações específicas.

De acordo com os designers, enquanto Alexandre Beraldo desenvolve a arte no estilo de desenho livre, Felipe Ale usa as linhas geométricas para construir as bases. “As técnicas são refinadas e decidimos juntos cada etapa. Porém, há projetos que envolvem apenas as linhas geométricas e outros que são mais tradicionais”, diz Ale.

Um dos pontos de maior impacto no desenvolvimento do trabalho é a realização das oficinas em que todos os envolvidos participam e assinam o projeto. “Nesses painéis colaborativos, ou team building, há um treinamento da equipe e cada um fica com um pedacinho da pintura e os trabalhos podem ser feitos em muros, paredes ou telas. Qualquer espaço que permita o desenvolvimento de uma arte pode ser utilizado, pois cada projeto é uma inspiração diferente”, complementa Beraldo.

O resultado final desse envolvimento das pessoas no processo de criação de cada projeto de arte é o que mais impressiona, especialmente com as ilustrações nos painéis temáticos. Cada cliente conta sua história. É essa história que se transforma em arte pelas mãos habilidosas dos designers. Cada detalhe é permeado de subjetividade, cores e texturas. Para ilustrar uma parede vazia de uma pizzaria, por exemplo, os artistas fizeram caricaturas de todos os colaboradores da casa e o desenho expressou a simplicidade e a beleza de uma verdadeira cantina italiana que serve os clientes com a simpatia característica do país de origem. “De maneira criativa e inteligente, fazemos design com lógica”, destaca Ale.

Outro trabalho de destaque da Logika é uma arte desenvolvida para um projeto social em Santa Cruz do Rio Pardo. A entidade ganhou paredes com desenhos de personalidades locais com uma manifestação artística única e cheia de cores. “Nós escutamos as histórias e projetamos a ideia. Isso nos mostrou que todos podem desenvolver uma parte da arte, pois crianças de cinco anos participaram e fizeram desenhos que foram finalizados e o trabalho ficou sensacional”, ressalta Beraldo.

Dalmir

Dalmir Junior é diretor do Mídia Buzz, formado em SEO, Analista de Mídias do Grupo Cruz de Malta e atua nas áreas de Design Gráfico e Web Design.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *