carregando...

O que é comunicação? Dicas para uma boa comunicação

0 5

As relações humanas nos seus mais variados aspectos dependem do cumprimento correto de inúmeros fatores e um deles é com certeza a comunicação a qual pode, dependendo de como é processada, auxiliar ou prejudicar diversos processos de interação entre as pessoas.

A importância da comunicação está presente não apenas nas relações entre duas pessoas no ambiente íntimo e familiar, mas em todos os momentos da vida como no trabalho, lazer, convivência ocasional como também em outros momentos e por isso vamos falar com mais especificidade deste assunto a seguir neste texto.

Dicas importantes para uma boa comunicação

A comunicação consiste na atividade durante a qual uma ou mais pessoas recebem informações e devolvem novos dados existindo os seguintes componentes no seu processo de execução:

  • Emissor: é aquela pessoa que envia uma primeira informação ou mensagem
  • Receptor: é aquela pessoa que recebe a mensagem ou informação emitida pelo emissor.
  • Mensagem: é o conteúdo com informações e dados variados que é passado do emissor para o receptor
  • Via de comunicação: é o meio utilizado para a transmissão da mensagem que pode ser falado, por telefone, escrito e nas modalidades virtuais, dentre outros.
  • Feedback: é o retorno da mensagem do receptor para o emissor mostrando se compreendeu ou não o que foi abordado.

Em muitas situações os problemas da comunicação ocorrem exatamente porque no ambiente doméstico ou profissional ocorre um descuido com algum ou vários dos componentes que a integram levando, assim, a complicações imensas.

Para garantir que a comunicação seja adequada é importante tomar alguns cuidados básicos como os que serão mostrados a seguir:

  1. Mensagem adequada ao seu receptor: o tipo de abordagem da mensagem precisa ser adequada ao seu receptor para evitar incompreensões no processo de comunicação instalado.
  2. Comunicação integral: no momento de se comunicar é preciso usar todas as alternativas possíveis que inclui contato visual, gestos corporais e a fala com tonalidade correta.
  3. Capacidade de escuta: é preciso em um processo de comunicação saber ouvir mais do que falar para assim manter a relação correta com seu receptor.
  4. Atenção ao feedback: muitos problemas na comunicação são mostradas pelo receptor através do feedback que ele fornece ao qual é preciso de cuidado e atenção para corrigir possíveis desvios.
Dalmir
Dalmir Junior é diretor do Mídia Buzz, formado em SEO, Analista de Mídias do Grupo Cruz de Malta e atua nas áreas de Design Gráfico e Web Design.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *