Mídia Buzz
Redes sociais, mídias sociais e mídias digitais: Qual a diferença?

Redes sociais, mídias sociais e mídias digitais: Qual a diferença?

Com o boom da internet e a inclusão digital, muita coisa se perdeu pelo caminho. Muita gente sabe o que é Twitter, Orkut, Blog, SMS, mas são poucos que sabem diferenciar o que são redes sociais, mídias sociais e mídias digitais.

Várias pessoas, inclusive, começam a trabalhar com a tal “web 2.0″ sem entenderem esses conceitos. Então vamos dar uma olhada neles agora. 

Afinal, o quê é o quê?

 Rede social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si, em forma de rede ou comunidade. Elas podem ser responsáveis pelo compartilhamento de idéias, informações e interesses. Na internet, as redes sociais são as relações interpessoais mediadas pelo computador, e acontecem através da interação social em busca da comunicação. Exemplos mais famosos disso no Brasil são Orkut, Facebook.

Mídia social é o termo usado para definir a interação interpessoal no meio eletrônico, e trata-se da produção de conteúdo de muitos para muitos. É importante deixar claro que as redes sociais são apenas parte das mídias sociais. Segundo a Wikipédia, Andreas Kaplan e Michael Haenlein definem mídias sociais como “um grupo de aplicações para Internet construídas com base nos fundamentos ideológicos e tecnológicos da Web 2.0, e que permitem a criação e troca de Conteúdo Gerado pelo Utilizador“. Ou seja, fazem parte dela blogs, microblogs, redes sociais e afins. Outra coisa a ser relevada é a diferença entre blog e site, uma vez que o primeiro possibilita a interação blogueiro-leitor enquanto o segundo apenas disponibiliza conteúdo. E é essa falta de interação interpessoal que acaba com o 2.0 da coisa, tirando-o também da classificação de mídia social.

Mídia digital é a mídia eletrônica, ou meios de veiculação/comunicação eletrônicos baseados em tecnologia digital. Não requer necessariamente produção de conteúdo de muitos para muitos, nem relações interpessoais. Abrange sim a mídias social, mas não se detém nela. Temos como exemplo de mídia digital a internet, o celular, a TV digital e outros.

É sempre importante voltarmos vez ou outra e relembrarmos qual é a base de tudo. Se o primeiro passo do profissional é educar o cliente, então precisamos ter um conhecimento sólido da nossa área de atuação. Só assim saberemos definir as melhores estratégias e obter um resultado eficiente do nosso trabalho.

Dalmir

Dalmir Junior é diretor do Mídia Buzz, formado em SEO, Analista de Mídias do Grupo Cruz de Malta e atua nas áreas de Design Gráfico e Web Design.

Comentários no Facebook

Siga-nos

Que tal ter acesso à muita informação? Siga o Mídia Buzz nas mídias sociais.