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Lojas Falsas

Golpistas usam lojas falsas para lesar clientes através do Facebook

Através de lojas falsas, golpistas lesam centenas de clientes

Talvez você já tenha visto um anúncio e ficou em dúvida se a loja que estava vendendo era confiável ou não. Porém, muitas pessoas que acessam o Facebook não conseguem discernir se a loja é confiável e verídica, por isso, golpistas estão usando o Facebook, através de postagens patrocinadas, para lesar centenas de clientes. São dezenas de lojas falsas na internet, mas duas têm se destacado pela quantidade de clientes lesados, são elas: “Aqui Não Tem Abacaxi” e “Produtos Incríveis”, ambas as lojas utilizam de suas páginas no Facebook para aplicar os golpes que trazem produtos “inovadores” por preços acessíveis, como um “Removedor de Cravos e Espinhas Super™ + Microdermoabrasão” ou uma “Colher Automática Magic Cooker™” por apenas R$ 79,90 .

Nossa equipe resolveu fazer uma compra para verificar tanto a veracidade das denúncias dos clientes lesados quanto o atendimento do serviço de intermediação de pagamentos, que no caso é o EBANX. Nos próximos tópicos vamos desvendar a cada passo como funciona o golpe:

  1. O golpe se inicia quando o site é “.com” e tem seus dados em privado, note que é impossível descobrir quaisquer dados dos autores do site.
  2. A loja falsa utiliza um selo da McAfee que indica que o site é seguro, selo este que é facílimo de se conseguir, basta ter um site com certificado SSL.
  3. Assim como no selo da McAfee, o selo do Google também é fácil de conseguir, basta ter um site.
  4. A loja é não recomendada pelo Reclame Aqui. De 167 reclamações apenas 27 foram atendidas, mas os atendidos também não receberam os produtos.

O próximo passo foi o de checkout, onde realizamos o pagamento através da intermediadora EBANX, após o pagamento, passando-se 5 dias recebemos um código de envio. Com 30 dias resolvemos entrar em contato com a loja, que respondeu a mensagem alegando que não deveríamos nos preocupar pois a compra foi processada pela EBANX e que o produto levaria mais alguns dias para chegar. Com cerca de 37 dias o produto chegou, mas não no endereço cadastrado e sim na cidade de Telêmaco Borba, no Paraná. Após a “chegada” entramos em contato com a empresa que não respondeu nossos questionamentos, com as provas em mãos, entramos em contato com a intermediadora que iniciou a conversa alegando que apenas processa o pagamento junto ao site e que não conseguiria efetuar o estorno uma vez que o pagamento foi repassado para o site, diferente do que aconteceu após o final da conversa, onde recebemos uma mensagem informando que receberemos o estorno da compra em até 3 faturas, apesar de que o correto é que o estorno seja em no máximo 2 faturas.

Entramos em contato com a assessoria da EBANX que alegou ter tomado conhecimento dos ocorridos e disse que está mobilizando inúmeras equipes para tentar identificar o que está acontecendo. Mesmo não afirmando que realmente se trata de golpe ou algo assim, a intermediadora afirma que notou que o site não está respondendo reclamações e que os códigos de rastreio estão desencontrados. A EBANX afirmou ainda que enquanto essa situação não é esclarecida por parte do site, a conta dele com a intermediadora está suspensa e nenhum pagamento novo está sendo aceito através da plataforma.

Questionada se há análises para entrada de lojas na plataforma da intermediadora, a EBANX respondeu que possui uma equipe de risco e compliance que analisa todos os sites que desejam usar a plataforma de pagamentos do EBANX. Tanto as empresas como seus sócios são analisados e têm acompanhamento constante das ações do site.
Se você foi vítima deste golpe, a intermediadora disponibiliza atendimento ao consumidor 24/7. Pelo link https://www.ebanx.com/br/ajuda, todo consumidor pode entrar em contato com a EBANX por email ou telefone.
A nota é finalizada afirmando que todo o time está envolvido com o caso do Aqui não tem abacaxi e preparado pra ajudar os consumidores que estão experimentando algum tipo de problema, porém, tenta se desviar do problema afirmando que é apenas uma intermediadora de pagamentos e a relação de reembolso é sempre entre o próprio consumidor e o site.

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