Mídia Buzz

KLM testa embarque com reconhecimento facial

Tecnologia está sendo implantada em parceria com aeroporto de Amsterdã

A KLM e o aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, começaram a testar o “embarque biométrico”, sistema que permite aos passageiros embarcar sem a necessidade do cartão de embarque ou o passaporte. Os passageiros entram na aeronave de forma mais prática e rápida, através de uma porta especial com tecnologia de reconhecimento facial. O período de testes deve durar pelo menos três meses.

Por meio desses testes, a companhia e o aeroporto querem estudar o funcionamento da tecnologia de reconhecimento facial – a velocidade do sistema, a confiabilidade e praticidade de utilização. Eles também analisarão o processo de embarque e a experiência dos passageiros. O objetivo final é tornar o procedimento rápido e prático para quem viaja pela companhia.

Por enquanto, os testes acontecem em apenas um dos portões, e para experimentar a novidade os passageiros devem se registrar previamente em um quiosque especial, na própria área de embarque. Para que não haja dúvidas, funcionários da KLM vão auxiliar todos os passageiros nesse processo.

O registro envolve digitalizar o passaporte, o cartão de embarque e o rosto do passageiro. Os dados serão usados somente para o teste em respeito à privacidade dos participantes. Depois do embarque, todos os dados pessoais serão deletados e as informações coletadas no quiosque de registro apagadas depois de 10 horas.

Nos últimos dois anos, a colaboração do aeroporto com a KLM e com as autoridades governamentais resultou na introdução da primeira verificação de segurança para passageiros, tripulação e funcionários digital, e da nova faixa de segurança inaugurada em 2015. No momento, um teste envolvendo bagagem de mão que permite que os passageiros deixem seus laptops e líquidos em suas malas está em funcionamento. No futuro, tecnologias inovadoras serão testadas regularmente e, quando comprovadas, passarão a ser utilizadas.

Dalmir

Dalmir Junior é diretor do Mídia Buzz, formado em SEO, Analista de Mídias do Grupo Cruz de Malta e atua nas áreas de Design Gráfico e Web Design.

Comentários no Facebook

Siga-nos

Que tal ter acesso à muita informação? Siga o Mídia Buzz nas mídias sociais.