Mídia Buzz

Plataforma digital Inspirarte lança layout mais interativo ampliando o acesso para dispositivos móveis

Com interface mais intuitiva, projeto da Faber-Castell reúne grande variedade de técnicas e estilos de trabalhos artísticos.  A companhia pretende criar a maior comunidade virtual relacionada ao tema.

A plataforma digital Inspirarte (www.inspirarte.art.br) agora está mais dinâmica após mudança de layout que garante aos usuários melhor experiência de uso com fácil acesso às funcionalidades, utilizando o conceito de mobile first.  Idealizada pela Faber-Castell, a plataforma permite aos usuários o aprimoramento de técnicas, estilos, leitura e compartilhamento de tutoriais e dicas criativas para trabalhos artísticos.

A expectativa da companhia é criar a maior comunidade virtual do Brasil relacionada ao universo artístico, sendo direcionada para todos as pessoas que tenham de alguma maneira interesse pelo tema.

“Queremos inspirar momentos de criatividade lembrando às pessoas que o mundo pode ser mais colorido. Com o passar do tempo as pessoas não priorizam esses momentos devido à rotina cada vez mais corrida. O universo digital é muito amplo e pode nos ajudar estimular constantemente a imaginação. A Faber-Castell acredita ter um papel importante nesse resgaste”, explica Eduardo Ruschel, diretor de Marketing e Inovação da Faber-Castell.

De acordo ainda com o executivo a companhia sempre busca estar próxima dos seus consumidores e o universo digital é uma ótima maneira de criar relacionamento, fazendo parte do dia a dia deles. “Percebemos que mais da metade dos acessos do Inspirarte eram feitos via smartphone e, por isso, priorizamos uma interface que fosse totalmente pensada para essa tela, que é hoje a primeira entre os jovens e adultos”, salienta ele.

A nova versão da plataforma também ficou mais automatizada, o conteúdo é sugerido ao usuário de acordo com as suas preferências e hábitos de navegação sendo sempre apresentado respeitando o seu interesse por meio do monitoramento das últimas visitas.

Outra novidade é que o usuário terá uma seção só com desafios para incentivá-lo a compartilhar seu conteúdo e enriquecer o seu perfil. Para publicar na galeria virtual é preciso fazer um cadastro, que é totalmente gratuito. Dessa maneira, as criações autorais ficarão disponíveis no Inspirarte. O conteúdo exposto também pode ser compartilhado nas redes sociais. Além disso, a plataforma seleciona toda semana um artista para ter sua galeria apresentada em evidência na homepage e também na seção Destaque.

Na primeira semana que a plataforma estreia seu layout, o ilustrador e quadrinista Gabriel Picolo terá alguns dos seus desenhos expostos na seção Destaque e irá estrear campanha que a Faber-Castell promove nas redes sociais para divulgar as novas funcionalidades do Inspirarte. “A trajetória dele é inspiradora. Após um desafio pessoal que estipulou para si, Picolo durante um ano desenhou todos os dias e compartilhou em suas redes sociais com o objetivo de resgatar seu potencial criativo e mudar de carreira, tornando-se um dos maiores influenciadores de arte da atualidade. Compartilhar arte é inspirador e, por isso, além de algumas obras do desenhista ficarem disponíveis na plataforma, criamos um tutorial para os visitantes ficarem por dentro das suas técnicas”, informa Ruschel.

Desenhistas, ilustradores, caligrafistas, artistas plásticos, cartunistas, sejam profissionais, estudantes e interessados em aprimorar suas habilidades artísticas podem ter acesso ao conteúdo separados por categorias. O usuário escolhe, de forma intuitiva, o tema que deseja visitar e se aprofundar. Além de poder acompanhar as atualizações de todos os artistas que segue e favoritar os conteúdos que usa como referência e inspiração, formando uma galeria visível para seus seguidores. “A possibilidade dos usuários compartilharem suas fontes de referência e inspiração com a comunidade enriquece a experiência do Inspirarte”, comenta Ruschel.

Por meio do conteúdo disponibilizado na plataforma é possível ter acesso a dicas e ideias de técnicas como lápis e carvão, óleo, aquarela, caligrafia, guache, papel arte, stencil e grafitti, giz, canetas e nanquim, entre outras. Além disso, tem a indicação de produtos para realização da técnica retratada, dando suporte para que outros artistas conheçam e se inspirem. Todas as criações dos artistas estão classificadas por estilos e técnicas a fim de facilitar a visualização dos usuários. Entre os estilos, é possível encontrar pontilhismo, quadrinhos, moda, doodle, mangá e animé, ilustração digital, livros de colorir, zentagle & mandala, entre outros.

A plataforma reúne também conteúdos disponíveis na web, organizados e apresentados de uma maneira rápida e intuitiva, para que artistas amadores ou profissionais possam aperfeiçoar ou descobrir novas formas de criar e produzir arte. No Inspirarte, os usuários contam ainda com uma loja virtual da marca para facilitar a localização dos produtos usados nas técnicas.

Dalmir

Dalmir Junior é diretor do Mídia Buzz, formado em SEO, Analista de Mídias do Grupo Cruz de Malta e atua nas áreas de Design Gráfico e Web Design.

Comentários no Facebook

Siga-nos

Que tal ter acesso à muita informação? Siga o Mídia Buzz nas mídias sociais.