Mídia Buzz

Especialista aponta cinco comportamentos que afetam o design de computadores

Executivo da Lenovo explica como as necessidades dos consumidores mudam o processo de desenvolvimento de PCs

A fim de entender quais são as expectativas dos consumidores quando buscam um novo dispositivo, a Lenovo, maior fabricante de computadores do mundo, está constantemente ouvindo seus usuários e aliando essas demandas com seus lançamentos.

Dilip Bhatia, vice-presidente de marketing global da Lenovo, é um dos responsáveis por esse processo de ouvir consumidores e desenvolver novidades com inovação que atendam o que o público está buscando. O executivo listou quais são os cinco principais hábitos que afetam o modo como os PCs são feitos atualmente, com destaque para a mobilidade.

  1. Rotinas aceleradas: todos os dias, as pessoas passam muito tempo no trânsito ou em deslocamentos entre suas casas e o escritório, tornando a mobilidade fundamental na hora de escolher o seu PC. Em pesquisas feitas com usuários, a Lenovo concluiu que a portabilidade é um dos três principais problemas mencionados a respeito dos PCs. Com base nesse feedback, a companhia desenvolveu o tablet ThinkPad X1, um dispositivo com conceito modular que permite adaptar o seu uso, principalmente em viagens. “Também avaliamos regularmente maneiras de reduzir o peso dos nossos produtos para torná-los ultraportáteis para os usuários”, completa Bahtia.
  1. Foco no Estilo: as viagens a negócios, o trabalho remoto e as novas possibilidades móveis significam que hoje as pessoas passam muito mais tempo com seus PCs e tablets. Para Dilip Bahtia, isso afeta os parâmetros de design das máquinas pois “ninguém quer ser visto com tecnologia ultrapassada em mãos”. O design é uma das três principais características valorizadas pelos usuários quando compram novos dispositivos, logo após desempenho e faixa de preço. Mais de 25% dos usuários pesquisados pela Lenovo admitiram que não comprariam um equipamento 2-em-1 se esse não tivesse um visual interessante. Muitos também afirmaram que consideram os seus dispositivos uma extensão deles mesmos. “É por isso que com o Yoga 910 criamos uma tela quase sem bordas, com corpo único de metal e dobradiças especiais inspiradas em sofisticadas pulseiras de relógios, com um design refinado que impressiona os espectadores por sua inovação”.
  1. Combinando a Vida Pessoal e a Profissional: a pesquisa feita pela Lenovo também apontou que as pessoas expandiram o uso do seu PC para diversos dispositivos, mas a navegação ainda é centrada em um computador principal, independentemente de estarem trabalhando ou em um momento de lazer. Essa realidade criou a demanda de dispositivos multifuncionais. “Levamos essa ideiaa sério na nossa lendária linha de dispositivos ThinkPad, adicionando modelos como o ThinkPad X1 Yoga, que permite que os consumidores corporativos personalizem seus dispositivos de acordo com suas tarefas, de apresentações no modo tenda a leitura no modo tablet”, afirma o executivo da Lenovo.
  1. Passando os Games do Console para o PC: uma porcentagem cada vez maior dos usuários são gamers que demandam máquinas de alto desempenho e os atuais consoles foram ultrapassados pelos computadores nos jogos nativos em 4K. Aproximadamente 50% dos jogadores pesquisados pela Lenovo preferem jogar em PCs em vez de consoles porque os computadores possuem gráficos mais avançados e proporcionam uma melhor experiência nos jogos on-line. Para atender a essas necessidades, a companhia desenvolveu o Y700, que oferece alto desempenho e mobilidade em um notebook robusto, permitindo que os usuários possam competir em alto nível de qualquer lugar.
  1. Mais Tarefas, Mais Tecnologia, Menos Tempo: Um levantamento da Gallup de 2015¹ concluiu que 48% dos norte-americanos acreditam não ter tempo suficiente para fazer tudo o que desejam no trabalho. “Nós entendemos que a vida dos consumidores está cada vez mais corrida e isso significa que valorizam tudo o que ajude a simplificar a rotina. É por isso que buscamos sempre novas formas de tornar a vida mais fácil com os recursos dos nossos produtos”, aponta Bahtia. Um exemplo é a colaboração com a Intel e a FIDO Alliance, que possibilitou o desenvolvimento de laptops com login seguro através de um leitor de impressões digitais, com apenas um toque – como é o caso do Yoga 910.

¹ Fonte: http://www.gallup.com/poll/187982/americans-perceived-time-crunch-no-worse-past.aspx

Dalmir

Dalmir Junior é diretor do Mídia Buzz, formado em SEO, Analista de Mídias do Grupo Cruz de Malta e atua nas áreas de Design Gráfico e Web Design.

Comentários no Facebook

Siga-nos

Que tal ter acesso à muita informação? Siga o Mídia Buzz nas mídias sociais.