Mídia Buzz
design de games

Design de Games: Saiba tudo sobre a área

Trabalhar com Design de games se tornou o sonho de muitas pessoas junto a popularização dos jogos digitais. Esses, geralmente, são apaixonados pelo mundo virtual, entusiastas dos jogos e cresceram consumindo uma série de games, seja pelo console ou pelo computador.

Com o tempo e dedicação que essas pessoas investiram nesse tão famoso hobbie, eles também desenvolveram um desejo muito além do simples jogar: o desejo de criar novos games.

Tamanha a fixação e desejo das pessoas em se tornarem profissionais dessa área, que se transformou em uma das mais buscadas profissões e faculdades recentemente. Uma atividade que pode render uma boa quantia às pessoas, devido ao grande público que se pode alcançar.

O produto desses trabalhos, ou seja, os jogos, estão cada vez mais fáceis de serem consumidos nas mais diversas plataformas digitais, seja por console, desktops, laptops ou dispositivos móveis próprios para isso ou não.

A pessoa com essa formação estará devidamente preparada para desenvolver esses jogos eletrônicos para diversas plataformas. Os designers de games podem até mesmo focar em produção para plataformas ou gêneros específicos de jogos, se assim desejarem.

Mas, a profissão não se resume somente em usar a criatividade para criar um jogo que seja interessante. Para trabalhar com design de games é também necessário ficar atento às tendências de um determinado período. É possível observar alguma curva significativa no mercado que indique um jogo de sucesso?

Quem são as pessoas que irão consumir o produto, o público-alvo, e quais as características dessas pessoas, como fazer com que elas tenham experiências ricas diante do game. Essas são algumas das preocupações que devem consideradas pelo profissional.

O que pode ser feito na área de design de games?

O atual mercado dos games é crescente. Nos últimos anos, os jogos se tornaram ainda mais expressivos no Brasil. Isso porque nós somos um dos países que mais consumem produtos relacionados ao universo dos jogos digitais.

Assim, trabalho com design de games se resume na criação e desenvolvimento de diversos aspectos diferentes de jogos. O curso proporciona uma bela formação prática de diversos aspectos da criação e desenvolvimento de jogos, porém é natural que apesar de saber uma parte de do desenvolvimento, o designer de jogos opte por uma especialização específica.

Isso ocorre porquê jogos são desenvolvidos em diversos aspectos diferentes, e seu desenvolvimento costuma ter diversos especialistas diferentes trabalhando nesses aspectos. Para tal, é natural que o designer de games não trabalhe sozinho.

Atuação no design de games

O designer de games pode atuar em diversas áreas diferentes, tamanha a possibilidade e leque de oportunidades no mercado. Quando contratados na área de design de games, tem a responsabilidade de elaborar todas as características dos jogos, como o roteiro, o gênero, as regras, o tema, etc.

Podem cuidar da animação dos jogos, trabalhando com a modelagem das superfícies e assim dando os aspectos em 2D ou 3D. Fazem acabamento da animação. Podem ser os programadores que devem dar ao jogo as atribuições que o funcionamento exige, por meio de conhecimento de informática.

As pessoas com essa formação ainda podem cuidar também da ilustração do game, da sonoplastia. Além das vinhetas, que podem, inclusive, se dirigir ao mercado publicitário. Confira mais informações sobre a área.

Dalmir

Dalmir Junior é diretor do Mídia Buzz, formado em SEO, Analista de Mídias do Grupo Cruz de Malta e atua nas áreas de Design Gráfico e Web Design.

Comentários no Facebook

Siga-nos

Que tal ter acesso à muita informação? Siga o Mídia Buzz nas mídias sociais.